Converse City Forests:
arte sustentável que celebra a ancestralidade.


Converse City Forests é uma iniciativa que uniu artistas locais da comunidade All Star para desenhar e pintar murais sustentáveis em 27 países, usando uma tinta fotocatalítica que purifica o ar. Usando a energia da luz para quebrar poluentes nocivos, ela os converte em substâncias inofensivas. Qualquer área revestida com essa tinta se torna uma superfície purificadora de ar ativa que ajuda a proteger pessoas de gases prejudiciais.

No Brasil, o local escolhido para receber a arte sustentável foi o Minhocão, em São Paulo. O mural chamado “Pindorama”, criado por Rimon Guimarães e Lya Nazura, homenageia a forma que as tribos originais do país chamavam a terra antes da chegada dos europeus.


"Mostra terra, vento, água e fogo,
os quatro elementos que os índios adoravam,
além da cobra, do pássaro e do leopardo,
por eles considerados animais de poder."

Rimon.



Entre os meses de novembro e dezembro de 2020 a arte ganhou vida através de projeções noturnas. As animações contavam a história por trás dos elementos representados no mural, enquanto buscava conscientizar sobre a forma como nos relacionamos atualmente com o meio ambiente. Ao mesmo tempo a intervenção lembra quem passava por ali a riqueza da nossa ancestralidade, raízes e de nossa fauna e flora. Quer conferir mais sobre Converse City Forests? Clique e confira no nosso Instagram.