Conheça a conexão Brasil – Argentina no som visionário do Valbè

Conheça a conexão Brasil – Argentina no som visionário do Valbè

19 Oct 2015


Por quase uma década, o trio de folk progressivo Valbè ofereceu à cena musical de Buenos Aires uma sonoridade de gênero indefinido e que rompe qualquer limite, substituindo os tradicionais classic rock e pop. Uma notícia ruim para os que não moram na Argentina, já que a banda nunca tinha saído do seu país de origem.

Agora, graças às conexões feitas com amigos músicos locais e da gringa, os três saíram da Argentina pela primeira vez para uma turnê pelo Brasil. Agora é momento do resto do mundo saber quem é Valbè.

O elemento mais consistente do som do Valbè são os riffs de um folk acústico com a voz suave da guitarrista e vocalista Noelia. Ela começou a rabiscar as primeiras canções em sua cidade natal Gualeguaychú.

“Até onde consigo lembrar eu sempre estive tocando e cantando, mas sempre como uma autodidata. Eu nunca tive uma educação formal de músca. Aprendi tocando e ouvindo muita música”

Talvez a falta de instrução formal do trio seja a responsável pelo seu ecletismo e pelo leve toque da estrutura do rock clássico, mas também é o que traz para a banda essa voz tão única.

No seu álbum homônimo e de estreia, Valbè trata cada faixa como projetos de construção, usando elementos distintos do pop, soulful groove e folk clássico como tijolos ao invés de misturar princípios sonoros. Eles navegam entre gêneros, criando espaços onde técnicas progressivas e sons tradicionais podem coexistir harmonicamente.

Depois de criar uma rotina regular de shows na Argentina, a banda foi capaz de usar as amizades criadas na música para montar sua primeira turnê estrangeira no Brasi, de uma maneira completamente independente.

“Começamos um intercâmbio cultural com uma garota do estado de São Paulo no Brasil. Ela veio à Argentina antes e nós colaboramos para realizar sua turnê em Buenos Aires. E ela retribuiu ajudando a gente a agendar nossos shows aqui em São Paulo. A ajudinha dos nossos amigos contribuiu para que estivéssemos nessa turnê”

A turnê também foi uma oportunidade de ouro para a banda voltar às gravações. Eles vieram ao Converse Rubber Tracks São Paulo com a oportunidade de avançar bastante na gravação do novo álbum. Seis faixas foram gravadas em apenas um dia de sessão.

Fique atento para o que vem por ai do Valbè – esperamos que o Brasil seja apenas o primeiro país a poder ouvir seu som visionário.

Galeria: