Riffs e fadas de perucas pink: o som pesado das meninas do X So Pretty

Riffs e fadas de perucas pink: o som pesado das meninas do X So Pretty

22 Sep 2015


Banda de glam rock 100% feminina, X So Pretty faz barulho para subir o conceito (e o poder) das mulheres na cena do rock nacional.

Para o quarteto do X So Pretty, abraçar o rock pesado não significa se encaixar num arquétipo específico para cada gênero. Ao invés de se fazerem aceitar assumindo um papel de roqueiro masculino ou de se encaixar nos padrões de beleza feminina, a banda X So Pretty confronta os estereótipos da relação entre gêneros e aparências com shows empolgantes e pesados usando asas de fadas e perucas pink.

Esse é um grande desafio para uma banda de rock jovem. As coisas não são fáceis para uma banda feminina na cena do heavy rock brasileiro. Desde que começaram em 2008, X So Pretty sempre encontrou pessoas sugerindo que trocassem seu estilo e suas músicas por algo mais feminino ou convencional para alcançar o sucesso.

No entanto, a banda sempre se manteve fiel a seus ideais e usou seus valores como Norte, sem nunca perder a esperança de que havia um espaço seu no rock. Elas já tocaram em todos os cantos do Brasil e muitas vezes tiveram que introduzir o público à ideia de ver uma banda de rock feminina. Já se apresentaram para crianças que, com os olhos brilhantes, disseram: “Não sabíamos que uma menina podia tocar guitarra e ter sua própria banda.”

Ao invés de cultivar a mística ou aquele ar de celebridade, X So Pretty usa seu som para criar espaços inclusivos para meninas e mulheres dentro do rock. Em suas apresentações é possível vê-las quebrando as barreiras entre artista e platéia ao convidar garotas a subir no palco e cantar com elas.

“Em todos os shows dizemos às mulheres que os padrões de beleza, de comportamento e a competição foram inventados para que a gente não perceba a força que temos JUNTAS!”

A banda veio para o estúdio Converse Rubber Tracks Brasil gravar um novo single como preparação para o lançamento de um álbum.

O estúdio e a equipe foram impecáveis. Foram determinantes para tirar o som que queríamos. Tem uma frase que ouvimos no estúdio que ficará na minha memória: nasceu a música de vocês. É uma menina!“

Ouça “I Miss You Somehow”, nova música do X So Pretty gravada no Converse Rubber Tracks Brasil.

Galeria:

Lumen Craft leva pro estúdio seu som eletrônico artesanal

Lumen Craft leva pro estúdio seu som eletrônico artesanal

Música feita em computador com um toque humano. Composto por Noah Guper (guitarra/clipper/sintetizador), John Evans (vocal/sintetizador) e Ceah Pagotto (sintetizador), o coletivo eletrônico paulistano Lumen Craft encontrou um lugar comum entre a criatividade artesanal e a precisão tecnológica. “O eletrônico …


Saiba Mais