RAFAEL GRAMPÀ

Quadrinista / Artista

Rafael Grampá nasceu em Cachoeirinha, mas mora em São Paulo. Filho de manicure e padeiro, Grampá sempre desenhou. Quando criança, gostava de desenhos “que toda criança lê”. Depois, foi apurando o gosto, conhecendo novos traços, novos universos, com traços mais maduros e acabou se tornando o primeiro brasileiro a escrever um roteiro para a maior empresa de comics nos Estados Unidos.


Converse Rafael Grampá / Artista

Ele trabalhava com animação em uma produtora audiovisual quando se deu conta de que “estava acordando cedo e dando o sangue todos os dias para realizar o sonho de outra pessoa”. Se preparou e largou tudo para realizar seu próprio sonho: desenhar as suas criações. Hoje, muito mais do que um desenhista, Grampá se vê como um contador de histórias.


Converse Rafael Grampá / Artista

Ele acredita que o artista sofre porque ele tem uma brutal necessidade de tirar a criação de dentro de si usando as ferramentas que possui - no caso dele, o desenho.

“O artista tem o ‘encosto’ da arte. Se não realiza ou não executa, aquilo persegue como uma sombra”.
Embora não adentre o misticismo, acredita que a arte é um instrumento de captação de energia e inspiração que já existe no universo.

Converse Rafael Grampá / Artista