Hammond Grooves: Soul-Jazz com samba, maracatu, frevo e muito mais

Hammond Grooves: Soul-Jazz com samba, maracatu, frevo e muito mais

5 Aug 2015


O trio Hammond Grooves de São Paulo não esconde sua devoção pelo órgão vintage Hammond B-3. E o motivo é bem peculiar: trazer o estilo soul-jazz que o instrumento dá nas gravações clássicas que eles tanto amam para sua performance ao vivo – um trabalho nada fácil quando falamos de quase 200kg de madeira e metal.
Mas parece o grupo está acostumado a carregar peso – eles já se apresentaram em dezenas de clubes e festivais de jazz desde sua formação em 2009.

A sonoridade do Hammond Grooves vem da linguagem musical dos grandes organistas americanos do jazz, mas seu amor pelo tradicional não os inibe de inovar. O trio cria seu estilo próprio ao combinar os grooves do jazz clássico com samba, maracatu, frevo e outros ritmos locais.

O trio Hammond Grooves veio para Converse Rubber Tracks Studio Brasil para desenvolver as bases de seu primeiro disco. O organista Daniel Latorre explica: “Nosso principal objetivo era começar a gravar nosso primeiro álbum. A ideia era tocar ao vivo, como em um show de fato e ver no que daria. O problema foi: nós gostamos de tudo!”

Galeria: